O ministério de serviços e recepção tem a importante missão de acolher os visitantes em um clima de simpatia, aceitação, espontaneidade, e autêntico interesse por suas necessidades, contribuindo para a volta dos mesmos, favorecendo um encontro com Deus, a posterior integração ao Corpo de Cristo, e especificamente, à Igreja Local.
Além de acolher os visitantes, é objetivo deste ministério conhecer, identificar e integrar todo aquele freqüentador assíduo que por algum motivo ainda não é membro da Igreja; e aos que já são membros, visa ajudá-los a se integrarem em alguma célula, estudo bíblico, e/ou ministério segundo o dom recebido pelo Senhor.
Enfim, em termos gerais o ministério procura fortalecer a Igreja “quantitativa” e “qualitativamente”. Quantitativa, arrolando novos membros e qualitativamente, engajando-os nos ministérios, ajudando-os a crescerem espiritualmente.
“Tendo eles chegado a Jerusalém, foram bem recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros e relataram tudo o que Deus fizera com eles.” Atos 15:4. “Tendo nós chegado a Jerusalém, os irmãos nos receberam com alegria.” Atos 21:17.
- A diretoria da CBG elegerá um (a) responsável e este (a) deverá montar uma equipe, que funcione em todos os cultos oficiais da igreja.
- Estrutura: Diretor(a) do Ministério da Recepção: É o (a) responsável pela Recepção ele (a) quem organiza as reuniões periódicas do ministério coma. Finalidade de tratar assuntos sempre para a melhoria da função do ministério. Secretário(a): É o (a) responsável por todo o material da recepção e transmissão de dados para os respectivos líderes.
- O Diretor (a) preparará a escala dos que vão recepcionar. Designará recepcionistas para: organizar o salão antes da reunião, estacionamento, entrada principal sempre indicando um lugar adequado para o visitante.
- A equipe deverá estar a postos mais ou menos uma hora antes de cada programação, para ter um momento de oração e divisão de tarefas.
- No inicio do culto os dois indicados para a porta principal deverá esta munido de canetas e o formulário de visitantes, deverá sempre cumprimentar as pessoas e perguntar se é a primeira vez que ela visita a CBG, se a resposta for sim ele o recepcionista deve entregar o primeiro formulário de visitante e uma caneta pedindo que ele preencha todos o dados e informar que no momento da apresentação dos visitantes eles recolherão apenas o canhoto preenchido.
- No final do culto, a dupla selecionada para a porta principal deverá estar à porta para novamente cumprimentar e agradecer a presença dos visitantes.
- O Secretário receberá o formulário de visitantes devidamente preenchido e adicionará no grupo de WhatsApp Amigos da CBG e na agenda de visitantes colocando especificando a data da primeira visita isto deve ser feito semanalmente.
- IMPORTANTE: a dupla de recepcionistas deverá estar atento ao perguntar se é a primeira vez que a pessoa visita, se a resposta do visitante for segunda vez o recepcionista entregará então o segundo formulário de visitante, esta etapa é muito importante porque sabedores da que o visitante esta pela segunda vez na CBG é sinal de que algo o atraiu por tanto precisamos trabalhar eficazmente para consolidar a presença dele em todas as reuniões até que chegue a tornar-se membro (caso venha de uma denominação no brasil) ou se um novo cristão entregando sua vida a Cristo.
- Os recepcionistas precisarão saber informar os amigos visitantes, sobre todas as programações e cultos da igreja.
- O Secretário (a) deve observar onde o visitante vive, e identificar qual célula mais próxima a sua casa ou a que mais encaixa no perfil do visitante, concluindo isso, o secretario deve informar a um dos lideres de célula o nome e contato do visitante par que o mesmo formalize um convite para participar da célula.
PERFIL DO RECEPCIONISTA
- É comunicativo, simpático, sorridente, educado e empático.
- Tem bom relacionamento, conversa agradável, tato, é amável.
- É Cristão com disposição. Tem iniciativa, bom senso e equilíbrio.
- É pontual, organizado e serviçal.
- Tem boa apresentação pessoal: cabelos, roupas e sapatos, cuidados e de bom gosto.
- Cuida com o hálito e usa perfume discreto.
- Tem como modelo: Jesus.
- O sorriso e a amabilidade não devem faltar.
- Tem consciência de que o seu trabalho bem feito, salvará pessoas.
- Ser submisso a sua liderança em demonstração de respeito.
Se em sua vida reflete este perfil você esta apto para exercer o ministério de recepção na igreja, por tanto procure o Diretor (líder) do ministério e exponha seu interesse.
CONHECIMENTOS E HABILIDADES DO RECEPCIONISTA
- Sabe que é um (a) ministro (a) de Cristo e portanto, busca aprofundar-se no conhecimento das verdades bíblicas e no relacionamento com JESUS.
- Ter um bom conhecimento das doutrinas básicas da igreja, para poder responder questões ou sanar dúvidas dos visitantes.
- Sabe que o seu contato com o visitante, por mais breve que seja, pode influenciar na sua conversão; sabe que todas as pessoas que se aproximam da igreja são pessoas por quem Cristo morreu e que sua abordagem poderá atraí-las ou afastá-las.
- Sabe lidar com pessoas de diferentes culturas, caracteres e costumes. Trata a todos com a atenção devida, sem distinção.
- Reconhece as fisionomias, sabe os nomes dos que assistem regularmente. Descobre se o amigo visitante tem algum conhecido na igreja e o encaminha para junto dele.
- Sabe evitar familiaridade e dizer as palavras certas no tempo oportuno.
- Está sempre bem informado (a) sobre a programação da igreja, as dependências do templo, os líderes e suas funções.
- Tem seu material organizado, à mão, no tempo certo e faz uso do bom senso.
- Sabe que a primeira impressão é formada nos primeiros minutos de contato com alguém e que não há uma segunda chance de se causar a primeira impressão.
- Sabe que seu modo de vestir, gesticular e de falar, representa a imagem da igreja e que até o seu tom de voz é importante. Fala com voz suave, nunca pressiona ou coage; nunca censura ou repara na roupa ou atitude dos visitantes.
- Acompanha o visitante até onde estão os lugares de assento, dando opções para escolherem onde querem se sentar. Ao final, despede-se de maneira tão amável e simpática, que cria no visitante o desejo de voltar.
- Sabe que em sua aparência, atitudes e palavras é um embaixador de Cristo, por isso seu trabalho é precedido de orações.
A CBG depende dos recepcionistas para tornar sua igreja pessoal. Se você realmente se preocupa com as pessoas, elas serão capazes de ver isto. Algumas são tímidas e desejarão que você preserve sua discrição. Ser tão prestimoso quanto possível e jamais demonstrar pressa, impaciência, nervosismo, ou intimidade inconveniente. Dar atenção às crianças e adolescentes. Vocês são tão importantes quanto qualquer outro ministério da CBG.
Sempre atentando para que nosso culto alcance estas três características
- Cheio de gozo e alegria
- Poderoso a presença de Deus incontestável.
- A palavra teve autenticidade e relevância na vida dos ouvintes
- O ambiente foi cheio de amor as pessoas
Que Deus os abençoe. Líder Barbara Santos WhatsApp +591 65707701